BZFlag - Aberto o campo de batalhas !!

 


BZFlag (abreviação de "Battle Zone Capture the Flag")
é um game multiplayer online de batalha de tanques, com a visão em primeira pessoa. Muito popular e disponível para várias plataformas, mesmo com um desenvolvimento tímido e com gráficos que pode não agradar os gamers "hardcore", BZFlag acumula diversos elogios e coleciona fãs, reunindo-os em seus servidores e mantendo diversas zonas de batalhas através da rede.




Quando o jogo é iniciado pela primeira vez ele irá mostrar a tela do menu principal. Usuário navega pelo menu, usando as setas, e usando Enter para selecionar e ativar o item destacado.
O menu principal inclui uma série de opções que levam a sub menus. Entre algumas opções há o Join (para conectar-se a um servidor) e opções para adicionar o nome do jogador e outras informações, como por exemplo personalizar os controles do game. 

Em Start Server, você torna a hospedar o game em seu PC (para jogar em rede).
Em Find Server você terá o resultado de uma busca por servidores do game na internet e o modo de jogo que está sendo jogado.



Os controles básicos do jogo são bastante simples.
Por padrão, o mouse é usado para o movimento. Movendo o mouse para cima e para baixo irá mover o tanque para frente e para trás, enquanto movimenta o mouse direito e esquerdo fará com que o tanque para girar nesse sentido. Voltando o mouse para o centro da tela fará com que o tanque de parar de se mover.
O botão esquerdo do mouse é usado para disparar a arma do tanque.
Opcionalmente, o teclado pode ser utilizado. A seta que controlam o movimento e a barra de espaço é usada para soltar a bandeira que você está carregando. A tecla 'enter' é usada para disparar.




Alguns servidores oferecem um recurso que permite que os tanques saltem. A tecla TAB é usada para iniciar um pequeno salto no ar.
Ao saltar de um tanque, normalmente, não pode mudar sua velocidade ou direção até que atinja novamente o chão. Dependendo do mapa, pode ser possível para os tanques saltar e pousar em diversos objetos do mapa e continuar a lutar.


 


 O game possui diversos modos de jogo.
O foco principal do jogo é o modo "Capture The Flag"
Modo de jogo muito popular e usado em diversos FPS multiplayer (Urban terror, UT2004, Enemy Territory, Cube 2, Legends, Assult Cube, entre outros....).
Consiste em vários times cada um possui sua bandeira, você e seu time devem
capturar as bandeiras dos inimigos e leva-la a sua base para poder marcar pontos ...


Além do modo de jogo "capture-the-flag" há o "free-for-all", onde consiste em um jogo livre, sem times, bases ou bandeiras onde o jogador voltará ao principio basico de um FPS!! (atirar em qualquer um que se mova...).


Além do “Free for All” e “Capture the Flag”, há um modo de jgo chamado Rabbit Hunt, numa tradução livre, podemos chamar de “Caça ao Coelho”, neste modo há um tanque branco (coelho), os outros são na cor laranja (caçadores). O objetivo claramente, é caçar o coelho branco. MAS, o caçador que conseguir matar o coelho, irá tornar-se o coelho.


Através dos plugins, são criados outros modos de jogo, um exemplo deles é um modo conhecido como "Dominação", onde um time defende uma área e o outro deve invadi-la.


Um jogo Online, possui entre 5 a 20 jogadores. Um ponto essencial é que você deve prestar atenção no painel, pois encontra nele, o radar, outros jogadores e algumas informações que podem ser úteis durante a partida.

 

Os mapas podem ser jogados em várias atmosferas (dia, noite, chuva, neve, tempestade, frio...) cada uma dessas atmosferas afetam o tanque de alguma forma.

Nos mapas, também há teletransportes para os veiculos...


pode haver, basicamente, 2 ou 4 times nos mapas, depende do tipo de mapa e modo de jogo.

Confira abaixo, imagem de alguns mapas (vista aerea):






Edição/criação de mapas

Um ponto curioso do game são as diversas maneiras em que o jogador (não importando seu nível de conhecimento) pode alterar o mapa ou até mesmo criar um.
Estes meios vão desde a edição simples de arquivos de texto, scripts (Pearl, VB, C), usando aplicativo de modelagem 3D, utilizando o criador de mapa próprio do BZFlag.
Entre os editores de mapa do game, está o "iBZEdit" e o "pyBZEdit", há outros porém alguns estão parados desde 2004 o que pode gerar incompatibilidade (tanto com o game, quanto com o S.O.).

Tecnicamente, você pode usar qualquer software de modelagem 3D que tenha a possibilidade de exportar para formato usado no game. Você pode então usar o modeltool ou Wings3D e converter o arquivo para o formato BZW, o nosso bom e famoso Blender também, pois há um plugin chamado "BZWTools" que permite a criação e edição dos arquivos do formato do game.




BZFlag roda em diversas plataformas, incluindo Linux, Windows, Mac...
Oficialmente, não há um binário pré-compilado para Linux na pagina de download (em deb, rpm...) das versões recentes, somente o código-fonte a ser compilado/instalado. Mas nada impede que seja achado pacotes assim em repositórios por aí... ;-)

Obviamente ele é encontrado em diversos repositórios (oficiais ou não) de distribuições linux como Debian, *buntu, Fedora (RPMFusion), entre outras...

Segundo o site oficial, hoje há 32 versões do BZFlag disponiveis para download, que englobam versões antigas, muito antigas, atual, beta, alphas...
A versão do jogo recomendada e a mais recente é a 2.0.16 lançada em meados de 2010. porém no site e no forum você encontra links e discussões acerca de outras versões como 2.0.17, 2.1 e até mesmo a 3.0.

você pode fazer o download clicando no link abaixo (Mas verifique antes se já não há outra versão lançada):

bzflag-2.0.16.zip 04/2010 - 13.0 MB
bzflag-2.0.16.tar.gz 04/2010 - 12.1 MB
bzflag-2.0.16.tar.bz2 04/2010 - 11.5 MB



Plugins
desde a versão 2.0.4, o BZFlag permite/suporta a utilização de plugins que, ao inseridos modificam características no mapa, controle, jogo ou servidor. Criando assim modificações e tornando o game mais atraente e viciante.
Os plugins são habilitados na inicialização do game (opção LoadPlugin) ou usando o comando durante a partida (/loadplugin) 
urante o jogo, todos os plug-ins carregados no servidor são visíveis com o comando /listplugins.
Alguns plugins são fornecidos juntamente com o código-fonte do jogo, dentro do diretório /plugin, mas é possivel achar outros na internet (tome como ponto de partida o fórum oficial...). 

Entre os plugins oficiais, temos: Airspawn, bzfscron, chathistory, chatlog, customflagsample, fastmap, flagStay, hiddenAdmin, HoldTheFlag, HTTPServer, httpTest, keepaway, killall, koth, logDetail, mapchange, nagware, Phoenix, playHistoryTracker, python, rabidRabbit, recordmatch, regFlag, RogueGenocide, SAMPLE_PLUGIN, serverControl, serverSideBotSample, shockwaveDeath, soundTest, teamflagreset, thiefControl, timedctf, torBlock, unrealCTF, weaponArena, webadmin, webReport, webstats, wwzones.
 










Links:






 

Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Teste de Performance de Rede com Iperf

DHCP - Guia Completo

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

OPNsense - Firewall Open Source

Ophcrack: Descubra todas as senhas do Windows

SSD no linux

Administração de sistema e Deploys: Ansible, Chef, Fabric, Puppet ou Salt?

Brískola - aprenda a jogar !!