Openglad - Port do RPG Gladiator (DOS) para Linux.


Escrito em C/C++ e utilizando as bibliotecas SDL, sob a licença GPL, no site oficial há o binário para linux, codigo-fonte (compilar para Linux, *BSD), e disponível também o executável para Windows.

Openglad é um port do jogo Gladiator (desenvolvido para DOS), ele utiliza os fontes originais, que foram liberados pela desenvolvedora do Gladiator original (FSGames).

Openglad, ou Gladiator, é um RPG com visão aérea, nele, você deve contratar uma tropa dos mais variados guerreiros e criaturas e levá-la através de diversos campos de batalhas, enfrentando diversos inimigos.
É possível jogar com 2, 3 ou até 4 jogadores (usando a tela dividida, atente-se que o game não é em rede e não possui suporte a este tipo de multiplayer), porém o forte mesmo é o modo 1 player tratando-se de um RPG.
Junto com o jogo, há um editor de mapa.

A versão atual do jogo é 0.98, disponibilizada no inicio de 2003, o jogo está abandonado desde então. No site oficial, uma das últimas “movimentações” era o desenvolvimento do game “Openglad-e” que seria uma evolução com diversas modificações e melhorias (estima-se também uma “atualização gráfica”), mas também está pausado desde 2004 (apesar de que no forum oficial, há tópicos de 2009, mas sem nenhuma novidade). Como é OpenSource, o código-fonte está aí para quem desejar ;-) (isto que me deixa feliz o mundo GNU/Linux)

O Jogo não necessita de aceleração 3D, muito menos conexão em rede ou internet.



A instalação é extremamente fácil, o pacote para download possui apenas 662 Kb.
Ao realizar o download, basta descompactar. O pacote descompactado mostrará a você uma estrutura de diretórios em que deve-se colocar os binários e as pastas do jogo em seu linux, basta seguir:
Os binários
openglad (para executar o jogo)
opencen (para abrir o editor de cenários)
devem ficar dentro de /usr/local/games

O diretório chamado “Openglad” e todo seu conteúdo deve ficar dentro de /usr/local/share/games

Há um diretório chamado “doc”, dentro há outra pasta com o nome do jogo, esta você deve colocar dentro de /usr/local/share/doc


Caso queira baixar o código-fonte e compilar, basta descompactar o pacote, e pelo terminal entrar no diretório openglad e rodar os comandos:
./configure
make

e por final, caso esteja tudo Ok e sem faltar nenhuma dependencia, rode o comando:

make install


No diretório usr/local/share/games/openglad, há o arquivo chamado openglad.cfg,
este é o arquivo de configuração do jgo, onde você encontrará o seguinte conteúdo:

; *** Gladiator Configuration File ***
;
; Directory Section
[dirs]
data=/path/to/data/dir/

; Sound Section
[sound]
sound=on

[graphics]
;renderer options
;normal - standard 320x200
;double - standard 640x400
;sai - SAI rendering, 640x400
;eagle - EAGLE rendering, 640x400

render=eagle
fullscreen=off

No arquivo de configuração você pode habilitar/desabilitar algumas opções (usando “on” ou “off”), como o som, modo de tela (em janela ou fullscreen) ou seu tamanho.




 


* Soldado: Seu grunhido básico, pode absorver e causar dano, move-se razoavelmente rápido.

* Elfos: são pequenos e mais fracos, mas são mais difíceis de acertar. lfos atiram pedras, às vezes mais de uma.

* Arqueiros: suas flechas tem um de longo alcance. Embora eles não são tão fortes ou saudáveis como combatentes.

* Magos: são lentos, quase sem defesa, e horríveis em combate, mas suas bolas de energia mágicas são essenciais. Todos os magos, independentemente do nível, possuem a habilidade de se teletransportar para fora do perigo, desde que tenha guardado magia o suficiente.

* Clérigos: Os clérigos, também, são lentos, mas tem uma mão mais forte que os magos. Clérigos têm a capacidade única de gerar campos que seus companheiros de equipe podem passar, mas que os inimigos não conseguem atravessar facilmente. Clérigos também possuem a capacidade de curar companheiros de equipe.

* Ladrão: Ladrões são rápidos e mais fortes (não tão quanto os soldados). Um ladrão, além de arma de arremesso, pode plantar uma bomba que pode tirar até mesmo o adversário mais forte de combate.

* Druida: Druidas são os magos da natureza, e têm poderes sobre eventos naturais. Druidas podem jogar um raio em seus inimigos, e pode crescer árvores como barreiras contra seus inimigos. Em níveis mais poderoso, os druidas pode até convocar fadas em seu auxílio.




Em geral, cada personagem tem pelo menos três 'habilidades especiais', e alguns têm mais, embora muitas vezes exige que tenha ganhado vários níveis para que essas habilidades posssam ser usadas.

No jogo você encontra-ra também mortos-vivos, esqueletos, fantasmas, seres magicos, elementos, entre outros...


As estatísticas a partir do qual você pode escolher para modificar são:

* Strength: Força afeta o seu corpo a corpo (mão-de-mão) de combate, bem como coisas como sua faixa de arma.

* Constituição: Constituição aumenta seus pontos de vida e taxa de cura, e também afeta outros relacionados com o combate habilidades.

* Dexterity: Destreza ajuda a melhorar a sua capacidade de esquivar, precisão de sua arma, a sua velocidade, e outros habilidades relacionadas.

* Intelligence: Inteligência controla a quantidade de 'magia' de energia você tem, o quão rápido esse poder regenera, e o sucesso de suas habilidades especiais.

* Armadura: blindagem,

* Nível: é determinado pela sua experiência. O nível afeta todas as estatísticas, e afeta habilidades especiais que seu personagem podem executar. 

 






Cheats
Você pode usar cheats (trapaças) no jogo. Para habilitar, basta pressionar a tela cheat do seu player (se estier jogando como player1, a tecla será o f8), e depois a tecla do cheat que deseja.
Alguns cheats:

H: hitpoints
M: pontos de magia
S: velocidade
V: invisibilidade
F12: mata todos os inimigos do mapa atual.
(você encontra todos os cheats na pasta doc do jogo).



Tela do editor de Mapas:








Site Oficial:

 Pagina no Sourceforge:



Download:
Windows

openglad-win32-0.98.zip 1.0 MB
Linux
openglad-linux-0.98.tar.gz
677.7 kB



Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Teste de Performance de Rede com Iperf

DHCP - Guia Completo

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

OPNsense - Firewall Open Source

Ophcrack: Descubra todas as senhas do Windows

SSD no linux

Oracle Linux 7.0 Server com Xfce - Instalação e configurações iniciais