Lançamento: 1ª Edição da revista LibreOffice Magazine

É com imenso orgulho que a Comunidade LibreOffice Brasil anuncia o lançamento da primeira edição da revista LibreOffice Magazine no idioma português, na IX Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware.

A todos os voluntários que participaram da criação desta primorosa revista, os sinceros agradecimentos. 
Se você quiser colaborar com a revista, inscreva-se em nossa lista de discussão e colabore com a atividade que mais lhe agradar. Se você quer escrever, revisar ou diagramar, então, junte-se ao time de voluntários. A informação sobre a lista da revista encontra-se neste link: http://pt-br.libreoffice.org/suporte/listas-de-discussao/


Leia mais abaixo (e no link para a materia especial sobre o fim da brOffice.Org) mais informações sobre a LibreOffice Magazine, a última edição da BrOffice.Org foi lançada em Junho de 2011 (nº21) faça o download de todas as edições anteriores. A revista volta com algumas modificações de interface, 64 páginas e excelente conteúdo.




A HISTÓRIA:
Um pouco mais sobre a Revista LibreOffice Magazine

A revista iniciou suas atividades em Abril de 2007
sob o nome de “BrOffice.org ZINE”, em sua edição nº1 com 18 páginas (se não me engano, na época a versão disponível era OpenOffice/BrOffice 2.1).

Na edição de Novembro/2009 a revista muda para o nome
Revista BrOffice.org”, nesta ocasião já contava com mais que o dobro de paginas em relação as primeiras edições, maior consolidação do BrOffice como “pacote Office” padrão além de uma comunidade crescente e ativamente participativa.




Em 2010 com as diversas mudanças e a comunidade brasileira optando pelo BrOffice ser a tradução do LibreOffice, acabava-se o problema com a licença do nome "OpenOffice" (BrOffice era o OpenOffice em pt-br, só não usava o nome OpenOffice, pois uma empresa havia registrado esse nome). Extingui-se então no inicio de 2011 a BrOffice, unindo-se a comunidade internacional.

Em relação a revista BrOffice.org, ao expor o projeto que havia no brasil para a lista de discução internacional, o projeto foi bem aceito, tornando assim, a revista da comunidade brasileira do LibreOffice uma publicação oficial da TDF. Sendo reconhecida e elogiada pela comunidade internacional.
Tendo como ponto de vista e referência o projeto brasileiro, a comunidade caminha para a adoção de revistas "LibreOffice Magazine" em outros países...


Indice, editorial e Download da Revista:
Sobre partos e renascimentos

No mês de setembro comemoramos dois anos de criação da The Document Foundation. Sinto-me particularmente agradecido por ter embarcado em uma aventura de alto risco, mas com a convicção que era a coisa certa a ser feita em 2010. Com um capital intelectual vasto sobre uma tecnologia que estava ainda mostrando seus frutos, fiquei receoso dos rumos tomados pela empresa que mantinha o OpenOffice.org em uma camisa de força que o impedia de evoluir no compasso que o mercado exigia de uma suíte office que almeja a maturidade.
Na época, eu era membro eleito do Conselho da Comunidade, composto por alguns representantes das comunidades mundo afora, e uma maioria de funcionários do principal patrocinador. Na reunião anual do Conselho, com a participação do principal executivo do projeto OpenOffice.org da empresa, soubemos que a participação da comunidade não era estratégica para os objetivos empresariais e que a condução do projeto seria feita pela empresa a revelia da comunidade. Este foi o momento em que percebemos a necessidade de uma ruptura. Nasceu então a The Document Foundation e o LibreOffice.
A alforria alcançada em 2010 fez com que, em dois anos, pudéssemos evoluir com o LibreOffice no ritmo que queríamos. Mudamos o perfil do software, dos seus atores no desenvolvimento e de suas comunidades. Hoje temos uma comunidade vibrante e atuante na promoção do software e, recentemente, no seu desenvolvimento. Com a chegada desses novos desenvolvedores, estamos marcando a presença do Brasil, e cada um individualmente no cenário internacional do LibreOffice, e mostrando que queremos participar deste processo criativo e ter como interferir na sua evolução.
Esta revista pretende ser a voz dos que orbitam em torno das tecnologias trazidas pelo LibreOffice. Fizemos nossa revista para a comunidade e também para os usuários do software. Para atender a esta missão trouxemos assuntos relacionados a casos de uso, dicas para melhor aproveitamento da ferramenta, artigos sobre novidades e tecnologias em software livre, entrevistas com personalidades da comunidade e para nossos próximos números, teremos nosso cantinho dos desenvolvedores brasileiros.
Esta é uma revista feita com dedicação e carinho de seus autores, diagramadores, editores e revisores, que o fazem de forma voluntária e portanto merecem todo nosso respeito, carinho e agradecimento por nos propiciar uma leitura estimulante e fazer com que gostemos cada vez mais do nosso LibreOffice.
Boa leitura!
Olivier Hallot





Edição nº1 da LibreOffice Magazine:




 






Confira outros links sobre a revista LibreOffice Magazine:








Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Teste de Performance de Rede com Iperf

DHCP - Guia Completo

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

OPNsense - Firewall Open Source

Ophcrack: Descubra todas as senhas do Windows

SSD no linux

Oracle Linux 7.0 Server com Xfce - Instalação e configurações iniciais

Administração de sistema e Deploys: Ansible, Chef, Fabric, Puppet ou Salt?