Revista Espirito Livre nº 25 - Edição de Aniversário: Linux 100% Livre






Em Abril a Revista Espírito Livre completou 2 anos de existência. A edição da revista saiu no último minuto do segundo tempo (na verdade, saiu nos acréscimos, já em 1º de maio...).



Texto de divulgação da revista:
(...) O que antes se fazia por puro hobbie, começa a tomar proporções antes não imaginadas. E o projeto vai tomando forma e se tornando adulto, criando subprojetos, com novas perspectivas e novos desafios. Os poucos que se juntaram na caminhada, em seu início, hoje se misturam a tantos outros, que continuam conosco mês a mês, e a tantos outros que também já não estão mais por aqui.

E as conquistas? Ah, estas foram muitas! E a mais recente delas é nosso próprio ISSN. Em breve apresentaremos mais detalhes a respeito. Em breve estaremos com site novo e ações ainda mais movimentadas dentro das mídias sociais existentes. Será que teremos uma edição internacional? E edições impressas, que antes nem faziam parte dos planos?! Tem muita coisa legal vindo por aí!

Mas nem tudo são flores… Em meio a problemas, sejam de saúde, de falta de tempo e disponibilidade, de motivação, vamos caminhando, mas não cansados ou desanimados, e sim atuantes e certos que o caminho a seguir é este, cada vez com mais envolvidos, com novos olhares, que trazem novas óticas, novos pontos de vista e novas reflexões. A meu ver, em resumo, batemos a marca de dois anos de obstáculos, dois anos de conquistas!


Na edição de aniversário, o tema é um tanto quanto polêmico e por muitos, não compreendido ou aceito. Sabemos que existem inúmeras distribuições GNU/Linux, cada uma com um propósito e público-alvo bem específicos. Entretanto, com o passar do tempo, as distribuições, para acompanharem certas inovações ou recursos disponíveis, acabaram incluindo, seja em seu kernel, seja em seus repositórios oficiais, conteúdos não-livres e muitas vezes sem informar a seus usuários. Esta é uma realidade em praticamente todas as distribuições conhecidas e utilizadas. E é nesta realidade que também existem as distribuições Linux 100% Livres, que não são a maioria, mas estão presentes em muitos computadores e estão lá por um propósito: prover liberdade.

Neste contexto, conversamos com vários colaboradores que estão envolvidos neste tema, nos trazendo matérias sobre este assunto. Como entrevista internacional, conversamos com Rubén Rodríguez Pérez, líder do Projeto Trisquel Linux, uma das distribuições 100% livres, e bastante popular entre aqueles que buscam um desktop linux bonito, estável e 100% livre.

Além do tema de capa, recebemos uma quantidade enorme de novos materiais, que poderão ser encontramos nas suas respectivas seções. Também voltamos, a todo vapor, com novas promoções entre os leitores da revista! Então estejam atentos, pois muita coisa bacana está a caminho.(...)



Recomendado:
Bem, como leitor, destaco os textos sobre Python (pag. 58) e o Projeto Mozilla (pag. 105). Porém uma ótima leitura é sobre o OPENFIRE, apesar de que é bem básica e não aprofunda muito (como por exemplo os varios plugins existentes, o "firewall" de pacotes, controle de contatos e usuarios, etc....).
Já vi empresas cobrarem mensais de mais de R$ 900,00 por soluções que não ofereciam nem 50% do que o Openfire oferece !!!!







Entre algumas noticias no site e na proprie edição da revista, destaco:

A Revista Espírito Livre foi confirmada na programação do Consegi 2011, evento que acontece do dia 11 a 13 de maio de 2011, em Brasília/DF.
"Dados Abertos Para a Democracia na Era Digital - Consegi 2011 - IV Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico"

O IV Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2011 acontece no período de 11 a 13 de maio de 2011, em Brasília (DF). O evento será realizado pela Escola de Administração Fazendária – Esaf do Ministério da Fazenda, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro.



O 3º Fórum de Software Livre de Duque de Caxias, juntamente com a Revista Espírito Livre, estarão sorteando inscrições para o evento que ocorrerá em 04 de junho/2011, na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Contando com a presença de personalidades do Software Livre no cenário nacional e representantes de empresas privadas e públicas, que apresentarão soluções e cases de sucesso de uso e desenvolvimento de Software Livre.
Além disso, a programação do evento contará com palestras técnicas, painéis e minicursos totalmente direcionados às Tecnologias da Informação e Comunicação com ênfase em Software Livre.

Outra notícia, presente nesta edição e também no site da revista é o sorteio de kits com curso preparatório.:

A equipe do site http://www.lpic.com.br, juntamente com a Revista Espírito Livre, estarão sorteando kits com o curso preparatório para certificação LPI.
Cada kit do Preparatório para a Certificação LPI Linux é composto por:
- 02 apostilas
- 02 DVDs
Os sorteios sairão nas edições da revista.



Leitura Essencial !!!!




Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

Teste de Performance de Rede com Iperf

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

Modelo Firewall Completo em Iptables para pequena rede/office

DHCP - Guia Completo

OPNsense - Firewall Open Source

SSD no linux

Administração de sistema e Deploys: Ansible, Chef, Fabric, Puppet ou Salt?