Revista Segurança Digital + download das edições nº1, 2, 3 e 4



O que é a Revista Segurança Digital?

O Projeto Segurança Digital surge como um canal para representar, de forma mais concreta e clara, as mudanças no cenário atual relacionados a segurança, demonstrando que Segurança da Informação não é mais uma questão apenas para o Exército, Forças da Polícia ou mesmo grande corporações. Com a disseminação da informação e facilidade de conectividade, as inseguranças na internet, seja por vírus ou ataques de indivíduos mal intencionados, os conceitos de Segurança da Informação passam a ser necessários até mesmo às menores empresas e, porque não, aos simples usuários domésticos que desejam utilizar seu computador pessoal para nevegar na internet.

Com notícias diárias sobre tecnologia, e foco principal na Segurança da Informação, o projeto pretende disponibilizar uma base de informações coerentes e sensatas a todos os seus leitores. Para tanto, foi idealizada uma revista, inicialmente em formato apenas digital, buscando abordar os mais diferentes aspectos relacionados ao tema.

O Projeto Segurança Digital espera que possam desfrutar do conteúdo que temos a oferecer, buscando cada vez mais melhorar a qualidade do material publicado com a participação de colaboradores bem como da comunidade em geral.

Além da revista em formato pdf (lançada bimestralmente), no site oficial é possivel encontrar artigos e publicações, como analises e releases de programas, notícias e textos referentes ao assunto abordado. Alguns tutoriais (a maioria sobre Gnu/Linux), segurança, BSD, sistemas operacionais,...



Revista Segurança Digital
Edição nº1 - Julho/2011




Texto de lançamento da edição:
"É com grande satisfação que estamos fazendo o lançamento oficial de nosso projeto com a primeira edição da Revista Segurança Digital. Neste mês de Julho a revista aborda aspectos mais genéricos em relação à Segurança da Informação como um todo. Desde as técnicas de FootPrinting e Varredura para identificação de vulnerabilidades e possíveis brechas até estratégias e mecanismos de Enumeração para reconhecimento de ambientes.

Com a matéria sobre Enumeração explicamos a importância de se fazer um mapeamento completo do alvo, que consiste em descobrir o máximo de informações possíveis sobre o mesmo, desde sistema operacional até mesmo versões de anti-vírus, firewall, aplicativos instalados, etc.
Recentemente todos perceberam que vários ataques de DoS e DDoS foram realizados à sites do Governo, Petrobras, dentre outros. Um artigo com uma breve explicação sobre como funcionam estes ataques é apresentado como forma de ilustrar de forma básica o funcionamento de um DoS/DDoS.
Resolvemos fazer uma breve apresentação sobre o BackTrack, uma distribuição Linux voltada para testes de segurança. Nesta matéria apresentamos alguns de seus recursos e ferramentas que podem ser utilizadas no dia-a-dia de qualquer profissional de Segurança da Informação para facilitar suas tarefas e análises, bem como auxiliar em projetos de PenTesting.

Aproveitamos para informar sobre a mais nova parceria realizada entre o Projeto Segurança Digital e a empresa de consultoria e soluções livres 4Linux que é líder no mercado no que diz respeito à soluções de tecnologia com ferramentas livres bem como treinamentos especializados nos mais diversos segmentos da computação como redes, bancos de dados, segurança, programação, dentre outros."




Revista Segurança Digital
Edição nº2 - Setembro/2011




 Texto de lançamento da edição:
"Lançar uma revista de Segurança da Informação traz sempre um grande risco de cair no comum e não conseguir brilhar diante da ampla quantidade e qualidade de publicações disponíveis na mídia convencional ou independente. E é com essa visão que no final de setembro estamos publicando nossa segunda edição recheada de matérias que abordam desde aspectos técnicos até a definição de estratégias de segurança corporativa.
A matéria de capa trata da Ciberguerra e reflete um cenário amplamente divulgado pela mídia, mesmo que nem sempre de forma justa. Quantas vezes confundimos hackers com crackers? Quantas vezes deixamos de nos preocupar com seus motivadores, com suas ambições e suas falhas? Muitas organizações simplesmente adotam uma postura neutra acreditando “que este problema não é meu” até que descobrem tarde demais que eram uma peça de um jogo onde muitas vezes as regras são tão confusas quanto injustas.
O registro dos usuários e o armazenamento de logs joga luz sobre aspectos legais de mitos como o anonimato na internet, que muitas vezes é o mantra de um lobby de empresas que não estão dispostas a abrir mão de seus lucros para investir em uma estrutura que pode apoiar a rápida solução de crimes digitais.
Nossa sessão de dicas traz o uso de uma ferramenta de criptografia extremamente maleável, poderosa e gratuita, o TrueCrypt, que permite a criação de drives ou partições seguras e uso transparente de criptografica. Continuamos discutindo e explicando questões bastante similares às provas do CISSP da ISC², uma das certificações de segurança mais desejadas e respeitadas a nível internacional.
Por fim, apresentamos uma abordagem realista para apoiar a árdua (e muitas vezes ingrata), mas extremamente importante tarefa da criação e manutenção de uma Política de Segurança da Informação, um excelente ativo estratégico que impulsiona a criação de uma cultura de proteção aos dados corporativos.
Tudo isso e muito mais foi feito pensando em você, caro leitor, que agora é convidado não só como mero coadjuvante, mas como peça principal em nosso cheque mate. Queremos a sua opinião, a sua dúvida, a sua participação, a sua crítica. Mais que tudo, queremos fazer bom uso do seu tempo divulgando e expandindo o corpo de conhecimento comum sobre assuntos sempre presentes no contexto profissional, que com uma frequência cada vez maior transcendem para nossas vidas pessoais."






Revista Segurança Digital
Edição nº3 - Novembro/2011







 Texto de Lançamento da edição:
"Talvez iniciar algo realmente inovador e de qualidade não seja assim tão difícil. Com um pouco de inteligência, perseverança e muita atitude é possível acertar uma ou quem sabe mais vezes. O que é realmente difícil é ser constante.
E aqui estamos com a terceira edição da revista Segurança Digital, embalados pelo sucesso de publicações anteriores, mas também com a obrigação de fazer melhor, pois afinal o que é o ápice senão o início da decadência?
Nossa matéria de capa aborda um dos mais antigos conceitos de segurança da informação que se conhece. Desde Júlio César, que usava o Atbash para se comunicar com seus comandantes, passando pela Segunda Guerra Mundial quando o Enigma protegia comunicações alemãs, a criptografia certamente mudou a face do mundo em que vivemos e evoluiu tornando­se uma parte indispensável do nosso cotidiano corporativo ou mesmo pessoal."




Revista Segurança Digital
Edição nº4 - Janeiro/2012



Texto de lançamento da edição:
“Nenhum plano de batalha sobrevive ao contato com o inimigo.” Esta máxima atribuída ao estrategista alemão herr Helmuth pode ser muito facilmente aplicada as mais diversas áreas. Mesmos os melhores planos, sejam eles passar com seu Transatlântico recheado de turistas mais perto de uma ilha, fazer uma reforma no seu escritório ou manter uma publicação bimestral sobre segurança da informação irão encontrar contratempos.
A realidade é que dificuldades sempre existirão e todos os nossos planos devem levar em consideração esse fator, muitas vezes imprevisível, e optar entre ter uma boa capacidade de adaptação ou falhar miseravelmente."







Dowload das Edições da Revista:
 




18,3 MB

27,8 MB

13,0 MB

12,9 MB


Utilizei o Ghostscript no linux e comprimi os arquivos pdf das 4 edições da revista (melhora a visualização num tablet, por exemplo. Além de obvimente ficar com menor tamanho). Ficando respectivamente com 15,9MB(edição 1), 22,1MB(edição 2), 6MB(edição 3) e 3,3MB(4ª edição da revista).
Você pode baixar as 4 revistas num único pacote de 41,76MB no link abaixo:




Site Oficial: www.segurancadigital.info

Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

Teste de Performance de Rede com Iperf

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

Modelo Firewall Completo em Iptables para pequena rede/office

DHCP - Guia Completo

OPNsense - Firewall Open Source

SSD no linux

Administração de sistema e Deploys: Ansible, Chef, Fabric, Puppet ou Salt?

Oracle Linux 7.0 Server com Xfce - Instalação e configurações iniciais