Steam Box da Valve - Piston na CES2013. Super PC para jogos usará Linux.


A Valve finalmente apresentou seu console (Piston), na última segunda-feira (7), na Consumer Electronics Show, em Las Vegas, nos EUA. Chamado de Xi3 Piston, o aparelho foi desenvolvido para ser conectado a uma televisão HD e usar o modo de jogos em streaming e internet Big Picture, do Steam.
Produzido em parceira com a startup Xi3, ele não teve suas especificações de hardware reveladas, mas sabe-se que é baseado no modelo X7A da Xi3, que custa em mádia de US$1,000.00, porém a Valve planeja ele por um preço mais competitivo.


De acordo com um site alemão(Golem.de), o Steam Box da Valve será lançado em 2013 e vai usar Linux em vez do Windows como sistema operacional. Trata-se basicamente de um sistema embarcado (já com o harware e sistema operacional) otimizado para jogos de computador em grandes monitores de televisão em alta definição.

Essa notícia vem sem nenhuma surpresa, já que a Valve está esnobando o sistema operacional da Microsoft, após comentários de Gabe Newell no ano passado que o Windows 8 é "uma catástrofe para todos no mundo dos PC's".

Este produto permitirá que os usuários somem suas TV de alta definição junto a toda experiência proporcionada nos games atuais, como resultado, este novo sistema pode fornecer acesso a milhares de títulos de jogos através de um sistema integrado que atende e supera os requisitos dos games mais importantesalém de caber na palma da sua mão, num "PC" otimizado exclusivamente para jogos conectado diretamente em sua TV.
Este servidor de entretenimento, promete por exemplo, conectar em 8 monitores e 8 controles...
Esta também não será a única tecnologia importante que o estúdio apresentará este ano, pois falando em controles, outro projeto da Valve são controles que utilizam biometria para coletar dados do jogador (isto é assunto para outra news :-)

Segundo o relatório no site, espera-se que a Steam Box seja revelada (na verdade, mais detalhado) na GDC 2013 (Março) ou na E3 2013, em junho.

Falando na conferência EHSM 2012, em Berlim, no mês passado, o engenheiro eletrônico da Valve Ben Krasnow, confirmou que o sistema da valve será executado em plataforma baseada em Linux. Após o alarde causado pelo site alemão, Krasnow desmentiu nesta semana, que tenha afirmado que o lançamento seria em 2013.

Algumas especilações sugerem que o hardware tenha entre 4 a 8GB de RAM, 1 TB de HD, 8 portas USB (sendo 4 delas na versão 3.0), processador quad-core 64 bits de tecnologia de 32nm rodando até 3,2GHz e obviamente a saída para a TV em HDMI, e finalmente uma placa gráfica de alto poder de processamento (Provavelmente AMD Radeon). Este hardware é baseado nos equipamentos da Xi3 (que está envolvida com a Valve no projeto).

Fontes:
http://www.computerandvideogames.com/385131/valves-linux-based-steam-box-due-2013-report-claims/

http://www.prnewswire.com/news-releases/xi3-and-valve-to-unveil-new-product-at-ces-2013---an-xi3-development-stage-computer-game-system-optimized-for-steam-gameplay-in-big-picture-mode-185945182.html

Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

Teste de Performance de Rede com Iperf

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

Modelo Firewall Completo em Iptables para pequena rede/office

DHCP - Guia Completo

OPNsense - Firewall Open Source

SSD no linux

Administração de sistema e Deploys: Ansible, Chef, Fabric, Puppet ou Salt?

Oracle Linux 7.0 Server com Xfce - Instalação e configurações iniciais