Revista LibreOffice Magazine #16



LOOL!

O que pode ser LOOL? Mais uma palavra em linguagem da internet? É mais ou menos por ai. É LibreOffice on-line. Pois é isso mesmo. A The Document Foundation está novamente pensando nos usuários ao redor do mundo, que são inúmeros, com seus smartphones e tablets, usando um aplicativo de escritório. Isso é fantástico e Olivier Hallot escreve sobre o assunto nessa edição.


O artigo “Harmonia no reino do software livre” foi escrito para que o leitor possa entender melhor, como é esse mundo do software livre; livre de credos políticos, religiosos, de orientação sexual etc, que dá mérito somente a quem, de alguma forma, põe a mão na massa fazendo qualquer atividade em prol do software livre. É preciso amar a filosofia para se doar.

Olha o exemplo de doação em ação. Foi realizado o IV Encontro Catarinense de LibreOffice, simultaneamente com o DFD 2015, pelos grupos de usuários de Software Livre e LibreOffice de Santa Catarina, com a parceria da Unoesc, Solisc e Oesc-Libre e patrocínio do Serpro e Cresol. Doação e patrocínio em prol do software livre.

E no mês de abril, no último sábado, como acontece todos os anos, tivemos o Flisol em diversas cidades brasileiras. Esse é mais um evento em que, diversas pessoas, doam seu trabalho na organização e realização do evento objetivando instalar software livre e dividir o seu conhecimento com o público presente nos locais. Veja, fotos e relatos de como foi o evento. E não poderia deixar de mencionar o texto de Ana Paula Perin, que descobriu o software livre quando estava no início de sua graduação, no notebook de um de seus professores. Se interessou, e hoje é uma usuária feliz em utilizar e compartilhar seus conhecimentos em prol de outros usuários. O software livre impõe paixão a quem o conhece. E essa paixão leva o indivíduo a compartilhar dessa paixão e de seus conhecimentos.

E como poderia deixar de ser, temos várias dicas sobre LibreOffice, além de um artigo que mostra a facilidade com que ele se adapta para ser utilizado com outros softwares. Veja isso no artigo sobre o Protheus – Linux e LibreOffice.

Agradecemos a todos que colaboraram com essa edição.
Vera Cavalcante




Download Edição nº16 da LibreOffice Magazine:




 





Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

Teste de Performance de Rede com Iperf

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

OPNsense - Firewall Open Source

DHCP - Guia Completo

Modelo Firewall Completo em Iptables para pequena rede/office

SSD no linux

Administração de sistema e Deploys: Ansible, Chef, Fabric, Puppet ou Salt?