Amazon lança o serviço AWS Backup




A AWS lançou o Backup, uma nova ferramenta que facilita aos desenvolvedores na plataforma fazer backup de seus dados a partir de vários serviços da AWS e seus aplicativos locais (inclui portanto, backups de servidores 'on-premises', colocations, data-centers e por consequência, outros provedores de nuvem, tornando-o uma possível solução única para todos os backups).




Para fazer backup de dados locais, as empresas podem usar o AWS Storage Gateway. O serviço permite que os usuários definam suas várias políticas de backup e períodos de retenção, incluindo a capacidade de mover backups para o armazenamento frio (para dados EFS) ou excluí-los completamente após um determinado período. 



O AWS Backup é um serviço de backup totalmente gerenciado que facilita,  centraliza e automatiza o backup de dados nos serviços em nuvem da AWS, bem como nas instalações do cliente usando o AWS Storage Gateway. 

Usando o AWS Backup, você pode configurar políticas de backup e monitorar a atividade de backup de recursos da AWS, como volumes EBS, bancos do RDS, DynamoDB, sistemas de arquivos do Amazon EFS e volumes do AWS Storage Gateway. 

O AWS Backup automatiza e consolida as tarefas de backup realizadas anteriormente, serviço a serviço, eliminando a necessidade de criar scripts personalizados e processos manuais.


Com apenas alguns cliques no console do AWS Backup, você pode criar políticas de backup que automatizam os agendamentos de backup e o gerenciamento de retenção. 

O AWS Backup oferece uma solução de backup totalmente gerenciada e baseada em políticas, simplificando o gerenciamento de backup, permitindo que você atenda aos requisitos de conformidade de backup de negócios e regulamentares (PCI DSS, ISO 9001, 27001, 27017, e 27018).








Por padrão, os dados são armazenados nos buckets do Amazon S3. A maioria dos serviços suportados, exceto os sistemas de arquivos EFS, já possui a capacidade de criar instantâneos. O Backup basicamente automatiza esse processo e cria regras sobre ele, portanto, não é surpresa que o preço do Backup seja o mesmo que o uso desses recursos de instantâneo (com a exceção do backup do sistema de arquivos, que terá uma cobrança por GB). 

Vale a pena notar que você também pagará uma taxa por GB para restaurar dados de sistemas de arquivos EFS e backups do DynamoDB. Atualmente, o escopo do Backup é limitado a uma determinada região da AWS, mas a empresa afirma que planeja oferecer funcionalidade entre regiões ainda este ano. 


O AWS Backup pode ser usado tanto para os serviços em nuvem da AWS, como também unicamente para backups de ambientes on-premises, colocations, escritório, datacenters, outros provedores de nuvem (publica ou privada) ou em todos, tendo um ambiente 'hibrido' centralizado de backup.


fonte:
https://aws.amazon.com/pt/backup/?nc2=h_m1

https://techcrunch.com/2019/01/16/aws-launches-backup-to-let-you-back-up-your-on-premises-and-aws-data-to-aws/

Comentários