Pular para o conteúdo principal

Calculate Linux 20.6



Alexander Tratsevskiy anunciou no último domingo (21/06/2020) o lançamento do Calculate Linux 20.6, que vem com dezenas de otimizações de desempenho, atualizações e novas tecnologias.
 
Baseado no Gentoo , o Calculate Linux 20.6 chegou para comemorar o 20º aniversário do projeto Calculate Linux e apresenta algumas melhorias importantes de desempenho através do uso do Zram como substituto da partição Swap tradicional e do Zstd para o kernel, módulos e initramfs. Além disso, os módulos do kernel que são instalados também vêm como arquivos do Zstd.

Esta versão trás o PulseAudio como sistema de som, suporte aprimorado a Wi-Fi, melhora a remoção de dependências e pacotes órfãos, implementa ações de suspensão para laptops ao fechar a tampa e adiciona extensões no browser Passman e FreedomMarks (gerenciador de senhas e de favoritos para o NextCloud w OwnCloud). Além disso, o Chromium vem com o uBlock Origin pré-configurado para bloquear anúncios.

O qBittorrent agora é o cliente BitTorrent padrão e vários outros componentes pré-instalados foram atualizados para suas versões mais recentes, incluindo o KDE Plasma 5.18.5, MATE 1.24, Xfce 4.14, LibreOffice 6.4.3.2, Chromium 83.0.4103.106, Claws Mail 3.17.5, Inkscape 1.0 e outros.

Também existem várias correções de bugs no Calculate Linux 20.6, aprimorando os modos de suspensão e hibernação no Xfce, o comportamento do touchpad após a suspensão do laptop, a configuração da sobreposição local, a tela de login no MATE, lançamento e instalação do PXE, a detecção de placas de vídeo, instalação de drivers da Nvidia...

O Calculate Linux 20.6 já está disponível para download no site oficial, nas releases com:
Desktop:
  • Cinnamon
  • KDE Plasma
  • LXqt
  • Mate
  • Xfce
  • Xfce Edition Scientific
  • Scratch Desktop
Server
  • Scratch Server
  • Directory Server (LDAP)
Cloud:
  • Container (LXD e LXC)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Distribuições Linux para 2020

Olá, Fiz um compilado das melhores distros para 2020, ou melhor, da aposta para as melhores distribuições e destaques para 2020. Além disto, algumas listas das melhores distros para o próximo ano feita pelos maiores sites e a melhor distribuição Linux para cada categoria de usuário. Além disto, respondo a pergunta que todos fazem: Qual o Linux mais leve? e Qual o Linux mais bonito? Ubuntu e suas variantes A primeira aposta e mais obvia é o Ubuntu.  Tanto pelo tamanho da comunidade quanto por ser a primeira distro a ser usada quando alguma empresa resolve desenvolver/portar seus aplicativos para linux, além de ser a distro mais indicada para quem está iniciando com o S.O. Soma-se isto ao suporte da Steam, facilitadores como o Lutris e pacotes de apps oficiais distribuídos por devs como Nvidia, Intel dentre outras... Um dos maiores responsáveis é a API Vulkan da AMD e o Proton da Valve/Steam! Que promete fazer muitos gamers mudarem por completo para o Linux e o ubuntu pr

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Tux Of Math Command, (Tux, do Comando da Matemática, em sátira ao desenho animado, Buzz Lightyear, do Comando Estelar) ou simplesmente TuxMath é um game open source, no estilo arcade, originalmente desenvolvido para linux, mas atualmente é multiplataforma, disponível em Windows, Mac, BeOS, web, dispositivos móveis...

SSD no linux

Mitos e verdades do SSD no Linux - Instalando, configurando e otimizando SSD no Linux SSD são suportados no Linux desde o kernel 2.6.29. Schedulers e File Systems também suportam os 'discos sólidos' ou 'não-rotacionais' (SSDs) há um bom tempo. A maioria dos artigos que existem na internet são bem antigos e não refletem os ambientes atuais dos sistemas Linux. Este artigo trás alguns macetes para otimizar o SSD num ambiente onde o sistema operacional estará instalado nele. Tiro alguns mitos de que seria necessário mudanças bruscas no sistema para que o SSD seja bem aproveitado (hoje, basicamente no uso do dia-a-dia, nada é preciso após instala-lo) apenas alguns pontos a serem observados.