TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.




Tux Of Math Command, (Tux, do Comando da Matemática, em sátira ao desenho animado, Buzz Lightyear, do Comando Estelar) ou simplesmente TuxMath é um game open source, no estilo arcade, originalmente desenvolvido para linux, mas atualmente é multiplataforma, disponível em Windows, Mac, BeOS, web, dispositivos móveis...


É um jogo educativo para crianças, estrelando o pinguim Tux, mascote do Linux, que vai destruir todos os meteoros com sua arma de raios laser, que é disparada pelas respostas certas de cada operação matemática, com isto, o objetivo do game é ensinar matemática de uma forma mais criativa e divertida. 

Basicamente, o jogo é semelhante aos jogos arcades de naves, mais semelhante ao Missile Command, os meteoros são acompanhados por operações matemáticas e para destruí-los você terá que resolver as operações.
O jogo é destinado a crianças de 4 a 10 anos.


Curiosidade: A primeira versão alfa do jogo foi lançada pelo seu desenvolvedor inicial, Bill Kendrick, em setembro de 2001, dias antes dos ataques terroristas de 11 de setembro. Decidiu-se logo depois, remover as animações do jogo onde mostrava os prédios explodindo, quando não era resolvido as questões e o meteoro passava pelo Tux.



Possui tutoriais na tela do jogo, ranking de pontos, modo de treinamento.
Desde a versão 1,7 foi incluso o modo multiplayer (útil para escolas), e o modo de jogo chamado “Factoroids”, um clone do clássico jogo de vídeo Atari "Asteroids", modificada para ser uma atividade para treinar fatoração.



Opções de jogo:
Math Command Training Academy: Nesta você escolhe que tipo de operação deseja realizar (adição, subtração, multiplicação ou divisão), clique na escolhida e o jogo inicia automaticamente. Conforme as operações vão aparecendo, deve-se digitar o resultado e clicar “enter” para destruir os cometas.

Play Arcade Game: Escolhe o personagem e cada um representa um nível de operação e deve-se resolver as operações para salvar o planeta.

Play Custom Game: Semelhante ao anterior, mas não é possível escolher o nível de operação.
Help: O Tux vai ajudando a resolver as operações.

More Options: Aqui é demonstrado como se deve jogar, características do projeto, entre outras informações. 


















DOWNLOADS:


Debian e derivados (Ubuntu, Mint, ...)
sudo aptitude install tuxmath
ou
sudo apt-get install tuxmath


Distros que usam RPM (Fedora, OpenSUSE, Mandriva)
TuxMath está disponível na maioria dos gerenciadores de pacotes, basta instala-lo ou procurar usando o o YAST, YUM ou o presente em seu GNU/Linux.


Código-Fonte
Código-fonte em tarball (*.tar.gz) para instala-lo de modo padrão, basta compilar (acessa o diretório descompactado, “./configure; make; sudo make install") . Atente-se as bibliotecas necessárias e outras dependências.



Windows(2000, XP, Vista, 7)

Macintosh OS X
Intel e PPC, com OS-X 10.4 ("Tiger") ou superior.
Se tiver o MacPorts instalado, basta digitar:
sudo port install tuxmath




Página no Sourceforge
(versão atual e anteriores para download):


Site Oficial:
http://tux4kids.alioth.debian.org/

Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

Teste de Performance de Rede com Iperf

DHCP - Guia Completo

OPNsense - Firewall Open Source

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

Ophcrack: Descubra todas as senhas do Windows

SSD no linux

Oracle Linux 7.0 Server com Xfce - Instalação e configurações iniciais