Curso - Fundamentos para Administração de Sistemas GNU/Linux



Este curso é sobre administração de sistemas Linux, cobrindo as principais tarefas incluindo:
Controle da inicialização e de serviços do sistema;
Gestão de partições de disco e sistemas de arquivos;
Configuração de rede;
Boas práticas de segurança e de backup;
Monitoramento;
Solução de problemas(troubleshooting) e recuperação do sistema;
Instalação e atualização de software.
Entre outros tópicos...

Os conteúdos são aplicáveis a cada uma das três grandes famílias de distribuição Linux (Red Hat, SuSE, e Debian), com foco principal em ambientes corporativos.
O objetivo é fornecer aos administradores de sistemas, todas as ferramentas e conceitos  necessários para construir e gerenciar, de forma eficiente, a infraestrutura para ambientes de produção usando Linux.
Assumimos que você já conhece Linux e usa-o com frequência, seja apenas no trabalho e/ou diariamente no desktop mas ainda não estudou tópicos mais complicados.
Leia as Man pages!!
Você deve desenvolver o hábito de ler a documentação presente na sua distribuição Linux, para todos os utilitários, mesmo os mais simples.  Além das man pages, a maioria dos utilitários têm um texto de ajuda embutido, que é acessível com a opção --help, como em: df --help.
Este curso é projetado para trabalhar em plataformas baseados em x86, seja direto no hardware ou em uma máquina virtual (VM), rodando no KVM, VMWare ou no Virtual Box da Oracle.Quase tudo neste curso também é válido para outras arquiteturas, mas atualmente x86 domina a maioria das implantações em produção.

Comandos X Ambiente Gráfico e Distribuições Linux

Muitas tarefas administrativas podem ser realizadas a partir da linha de comando ou de dentro de uma aplicação gráfica. Há quase sempre mais flexibilidade e capacidades adicionais na abordagem de linha de comando, uma vez que a camada indireta foi removida. A desvantagem da linha de comando, no entanto, é que o administrador pode ter que lembrar de mais detalhes quando uma tarefa precisar ser realizada.
Há uma variedade de ambientes de desktop gráfico ​​no Linux, sendo o GNOME e o KDE os dois mais comuns (além de Cinnamon, Mate, Xfce, Lxde, fluxbox, e muitos outros...).
Não vamos nos envolver com interfaces gráficas, além de variar muito entre as distribuições Linux, muitos servidores não têm uma interface gráfica instalada (mas quando tem, ou é gnome ou kde).


O foco será distribuições Linux para ambientes Enterprise, ou corporativos. 
A grande maioria desses sistemas está usando:Red Hat Enterprise Linux: abreviado como RHEL ou com a versão como RHEL 6 ou RHEL 7, lançado em 2014.

Sob o guarda-chuva do RHEL vamos incluir distribuições derivadas, tais como CentOS e o Scientific OS, Fedora, Oracle Linux... que devem ser idênticas do ponto de vista dos assuntos cobertos pelo curso além de estarem disponíveis sem nenhum custo. 
Existem algumas diferenças na atualização de pacotes para sistemas oficiais RHEL, mas as diferenças são discreta. 

O SUSE é uma distribuição corporativa com uma parcela de mercado significativa. Ele está intimamente relacionado com o openSUSE que é para o SUSE o que o Fedora é para o RHEL. Porque não existem clones do SUSE, vamos nos focar no openSUSE e tratá-lo como um sistema de destino;

 O Debian (e o Ubuntu e que é derivado do Debian) também é utilizado em ambientes corporativos. Outras distribuições derivadas do Debian como o Linux Mint não são muito diferentes.
Você pode ainda usar uma máquina virtual como o VMware, Oracle Virtual Box, ou KVM

Três informações importantes sobre contexto:
As coisas mudam no Linux. Não importa o esforço para nos manter atualizado, o Linux está em constante evolução, tanto a nível técnico (incluindo recursos do kernel) quanto ao nível da distribuição e interface. 
Então, por favor, tenha em mente que tentamos ser o mais atual possível mas haverá mudanças e novos recursos que não foram discutidos. É inevitável.
Temos algumas coisas repetidas no material. É praticamente impossível nunca revisitar temas que tenham sido previamente cobertos, e comentários curtos são úteis para que você não tenha que voltar toda hora para refrescar sua memória. Sabemos que fizemos isso e, pelo menos na maioria dos casos, é por escolha, e não por acidente.
Tente evitar guerras santas. Há muitas áreas em que existem fortes divergências de preferência na comunidade Linux . Exemplos incluem o melhor editor: emacs vs. vi; o melhor desktop gráfico: GNOME vs. KDE, etc. Normalmente nós escolhemos (caso seja realmente necessário) uma alternativa para simplificar; por exemplo, podemos falar mais sobre GNOME que do KDE simplesmente porque tem uma maior base de usuários, não porque tomamos uma posição quanto ao que é superior.


Material / Aulas


Abaixo estão os links já disponibilizados. A periodicidade que adotamos é 1 novo conteúdo por semana, todas as segundas-feiras (mas nem sempre será possível manter esta frequência).
Favorite esta pagina pois sempre que por postado um novo conteúdo, colocarei o link abaixo, mas também será visível na pagina inicial do site, além do feed RSS e através de postagens pelo Facebook/Twitter/LinkedIn. 

Aula #01 - Configurando o SUDO

Aula #02 - Inicialização e desligamento do sistema

Aula #03 - O GRUB

Aula #04 - init: SystemV, Upstart, Systemd

Aula #05 - A estrutura da árvore do Sistema de Arquivos Linux


Aula #06 - Serviços do kernel e Configuração


Aula #7 - Configuração do modulo do kernel - modprobe, modinfo, rmmode, insmod, lsmod e depmod

Aula #8 - Dispositivos e UDEV

Aula #9 - Particionamento e Formatação

Aula #10 - Criando discos criptografados

Aula #11 - Sistemas de arquivos Linux e o VFS

Aula #12 - Recursos de sistemas de arquivo: Atributos, Criação, Verificação, Montagem

Aula #13 - Sistemas de Arquivos: Swap, Quotas e Uso

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

Aula #15 - Os sistemas de arquivos XFS e btrfs

Aula #16 - Logical Volume Management (LVM)

Aula #17 - RAID

Aula #18 - Segurança do Sistema Local

Aula #19 - Linux Security Modules - SELinux

Aula #20 - Processos, modos e daemons - Nice/Renice

Aula #21 - Sinais - kill, killall e pkill

Aula #22 - Ferramentas para monitoramento








Próximas aulas e data de postagem:
Ainda falta 20 aulas para serem postadas!! Aguardem...
    





Mais vistos no mês:

As melhores distribuições Linux para 2017

TuxMath - Tux, do Comando da Matemática. Ensino e diversão a crianças.

Teste de Performance de Rede com Iperf

DHCP - Guia Completo

OPNsense - Firewall Open Source

Aula #14 - Os sistemas de arquivos ext2/ext3/ext4

Ophcrack: Descubra todas as senhas do Windows

SSD no linux

Oracle Linux 7.0 Server com Xfce - Instalação e configurações iniciais